Acelerando o Boot no slackware
Piter PUNK
O sistema de inicialização do slackware é extremamente rápido. Mas, a medida que vêm sendo integradas novas funcionalidades, tem perdido um pouco da sua velocidade. Porém, com um pouquinho de jeito é possível acelerar o processo, editando apenas uns poucos arquivos.
1. Desabilitar os serviços desnecessários
Normalmente vários serviços de rede são iniciados no boot. E, estes serviços, vão tomando tempo a medida que são carregados. O ideal é desabilitar todos os que não serão usados.
Os scripts que iniciam os serviços estão no diretório /etc/rc.d e costumam ter um nome no estilo: rc.nome_do_serviço. Assim, para desabilitar o sendmail (por exemplo) deve-se fazer:
# chmod -x /etc/rc.d/rc.sendmail
Se quiser habilitá-lo novamente, basta tornar o arquivo executável novamente:
# chmod +x /etc/rc.d/rc.sendmail
1.1. rc.hotplug
Embora seja tentador, apenas desabilite o rc.hotplug se tiver plena certeza
do que está fazendo. Ele é responsável por detectar e carregar vários módulos para o seu hardware. Ë graças a ele que os módulos para teclados e mouse USB, várias placas de som, rede, entre outros são carregados automaticamente.
Antes de desabilitá-lo, garanta que estes módulos estão sendo carregados no rc.modules ou em outro local que você ache mais apropriado. Caso contrário, sua máquina pode não funcionar perfeitamente.
Verifique quais módulos são carregados com o comando lsmod. A partir da saída
dele é possível saber os módulos a serem adicionados no /etc/rc.d/rc.modules.
Normalmente são os módulos de som, já que os módulos de rede costumam ser
carregados pelo rc.netdevice. Mas, dependendo do seu hardware, outros
conjuntos de módulos podem estar sendo carregados.
2. Editando o rc.M
Algumas tarefas são extremamente importantes, mas não necessitam ser realizadas em todo boot. Uma delas é a execução do ldconfig e outra é o fc-cache.
Em /etc/ld.so.cache, fica uma lista com a localização de todas as bibliotecas instaladas no sistema. É um arquivo muito importante, e deve ser atualizado sempre que forem atualizadas ou instaladas novas bibliotecas.
Se você for uma pessoa com boa memória, pode comentar a linha que atualiza este arquivo e atualizá-lo manualmente quando instalar uma nova biblioteca. As linhas a serem comentadas são:
if [ -x /sbin/ldconfig ]; then
echo "Updating shared library links: /sbin/ldconfig"
/sbin/ldconfig
fi
Lembre que para comentar basta colocar um # na frente da linha. E, quando instalar uma nova biblioteca rode:
# /sbin/ldconfig
Algumas pessoas, sabendo que não tem a memória muito boa, preferem
simplesmente colocar o ldconfig para rodar em segundo plano, ao invés
de comentá-lo no rc.M. Para fazer isso, basta colocar um & no final
da linha que chama o ldconfig.
O mesmo raciocínio pode ser aplicado ao fc-cache, que necessita ser atualizado quando uma nova fonte é instalada. Você pode comentar as linhas que o carregam
no rc.M, e executar o fc-cache manualmente toda vez que instalar uma nova fonte para o X.
3. Conclusão
E é isso. São passos simples que com certeza irão acelerar o boot da sua máquina. É possível fazer outras alterações para acelerar este boot ainda mais, como carregar os serviços em paralelo, mas isso fica como "dever de casa". Sugestões e críticas podem ser enviadas para piterpk@terra.com.br
|