Recompilando o Kernel para OldWorld Macintosh
Piter PUNK
A contrário do kernel que vem no slackware oficial (para x86), os
que vem no slackintosh não são nem um pouco versáteis. Para ter realmente
um bom suporte ao hardware do seu Macintosh, é necessário recompilar
o kernel, e neste artigo temos umas boas dicas e um roteiro de como fazê-lo.
1. Introdução
O conjunto de kernels que vem no Slackintosh (aliás, é bem generoso
chamar dois kernels de "conjunto") é extremamente mínimo, faltando
diversos recursos para o uso normal da máquina. Ou seja, o mínimo que
precisamos fazer após a instalar o Slackintosh é recompilar o kernel
para que possa dar suporte ao hardware encontrado em nossa máquina.
Esta lista do que deve ser selecionado não é uma lista extensiva,
nem tampouco é objetivo desse artigo esgotar o assunto de "recompilar"
kernels. É apenas o básico para um funcionamento legal do seu Macintosh,
aliás, sempre se pode selecionar itens a mais (na parte de rede, por
exemplo) ou a menos (na seleção do framebuffer).
2. Selecionando O Que Queremos Compilar
Bom, vamos começar, vá para o diretório /usr/src/linux e lá digite:
# make menuconfig
Agora vamos navegar pelo menu e selecionar o que acharmos interessante:
SCSI support
SCSI low-level drivers
<*> MESH (PM internal SCSI) support
<*> 53C94 (PM external SCSI) support
O CDROM do seu Mac deve ser SCSI, bem como os seus periféricos "adicionais",
como scanners, zip drive, etc... Logo, é importante habilitar o suporte a
esses dispositivos, tanto os internos (MESH) como os externos (53C94).
Network device support
[*] Ethernet (10 or 100Mbit)
MACE (PM ethernet) support
BMAC (G3 ethernet) support
[*] EISA, VLB, PCI and on board controllers
Realtek RTL-8139 PCI Fast Ethernet Adapter support
Se o seu Mac possui rede on-board, grandes chances de ser um MACE. Selecionei
o BMAC também porque não sei se o Beige G3 usa ele. De qualquer modo, ambos
estão como módulos. Se você tem uma placa de rede PCI (como eu) deve
selecioná-la também. Placas Comm II também são selecionadas aqui, pois na
realidade elas são placas PCI "travestidas". Normalmente o módulo para elas
é o tulip ou o de4x5.
Console drivers
Frame-buffer support
[*] Open Firmware frame buffer device support
[*] Apple "control" display support
[*] Apple "platinum" display support
[*] Apple "valkyrie" display support
[*] Chips 65550 display support
[*] ATI Mach64 display support
[*] ATI Rage128 display support
Você precisa de suporte a pelo menos um framebuffer. Mas não de todos. Como
você está compilando o kernel especificamente para a sua máquina, pode
selecionar apenas o framebuffer que for usar.
Input core support
Deixe tudo, menos o suporte a joystick selecionado.
Macintosh device drivers
[*] Support for CUDA based PM
[*] Support for PMU based PM
[*] Support for PM floppy
Support for PM serial ports
[*] Apple Desktop Bus (ADB) support
[*] Include MacIO (CHRP) ADB driver
[*] Use input layer for ADB devices
[*] Support for ADB raw keycodes
[*] Support for mouse button 2+3 emulation
Praticamente todos os hardwares engraçados e o suporte a diversos xunchos
estão todos dentro de uma mesma área -:). Selecione praticamente tudo. Sem
ADB você fica sem teclado e mouse. Muito cuidado nessa hora.
Sound
[M] Sound card support
[M] PM DMA sound support
Acho que todos os Macintosh possuem som on-board. E esse é o suporte a som
que você precisa -:). Acho que se você colocar uma placa de som PCI, os
módulos "normais" devem funcionar também.
3. Compilando
Agora, depois de tudo selecionado, execute a seguinte seqüência (e tenha
bastante paciência...):
# make dep
# make clean
# make vmlinux
# make modules
# make modules_install
No final, será gerado um arquivo vmlinux no /usr/src/linux. Copie esse
arquivo para o seu /boot e execute novamente o quik. E finito! Se você tem
qualquer dúvida ou sugestão a respeito deste artigo, mande e-mail para
piterpk@terra.com.br
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