Piter Punk's HomePage - Artigos
 
English version
Instalando o slackware sobre RAID

Piter PUNK

1. Introdução

Que o slackware vem com ferramentas para controle de RAID, todo mundo sabe. Agora, que o slackware tem suporte a RAID já na instalação não é fato conhecido de muitos. E esse suporte não está só no raid.s (kernel para controladoras RAID), mas em todos os outros, que suportam RAID via software (e o sata.i que suporta controladoras RAID SATA).

Se as partições RAID já estão inicializadas, não precisa fazer absolutamente nada e basta instalar o slackware normalmente. Caso contrário, é necessário inicializá-las manualmente que é o que fazemos nesse artigo.

2. Criando as partições RAID

Mas, esse suporte está levemente escondido. A primeira coisa a fazer é, durante o particionamento com o fdisk, trocar as partições de "Linux native" para partições do tipo "Linux raid autodetect". Para isso, basta trocá-las de 83 para tipo fd. Como no exemplo:

	Command (m for help): t
	Partition number (1-10): 1
	Hex code (type L to list codes): fd
	Changed system type of partition 1 to fd (Linux raid autodetect)

Faça isso em todas as partições e em todos os discos que participarão do seu RAID. Lembre-se de fazer partições do mesmo tamanho em todos os discos. A ordem não precisa ser a mesma, mas o tamanho sim.

3. O /etc/raidtab

Agora vem a parte mais complicada. O disco de boot não vem com o mdadm (ferramenta para administração do RAID) e sim com o raidtools, que necessita de um /etc/raidtab pronto e configurado para trabalhar corretamente. A solução é: fazer um raidtab, siga o exemplo:

	raiddev /dev/md0
	raid-level              1
	nr-raid-disks           2
	nr-spare-disks          0
	persistent-superblock   1
	chunk-size		32
	device                  /dev/sda2
	raid-disk               1
	device                  /dev/sdb2
	failed-disk             0

Com isso nós configuramos o dispositivo RAID /dev/md0, usando RAID nível 1, com dois discos: o /dev/sda2 e o /dev/sdb2. Se houverem mais discos envolvidos, basta alterar o parâmetro nr-raid-disks e incluí-los logo abaixo. Se houverem mais partições RAID, basta duplicar essas configurações para o /dev/md1, /dev/md2, etc... (e, obviamente, trocar as partições envolvidas).

3. Os finalmentes...

Com tudo isso feito, basta agora:

	# mkraid /dev/md0

Para inicializar o device e, logo em seguida, entrar no "setup" para continuar a instalação. Caso o mdadm esteja presente no disco de boot, o comando para fazer a mesma coisa (e sem precisar criar um /etc/raidtab) seria:

	# mdadm --create /dev/md0 -l 1 -c 32 -n 2 -x 0 /dev/sd[ab]2

O que facilita bastante as coisas -;) Bom, enquanto esse tempo não vem, vamos continuar nos divertindo com o raidtools e instalando o slackware em quantos servidores parrudos houverem disponíveis. Quaisquer dúvidas, críticas ou sugestões, mande e-mail para [email protected].


Links Principal Artigos Piter Punk Dicas Programas
 
Powered by Slackware Linux - Written in VIm (the best one!) Last Update: 15 Aug 2005