Instalando o slackware sobre RAID
Piter PUNK
1. Introdução
Que o slackware vem com ferramentas para controle de RAID, todo mundo sabe. Agora, que o slackware tem suporte a RAID já na instalação não é fato conhecido de muitos. E esse suporte não está só no raid.s (kernel para controladoras RAID), mas em todos os outros, que suportam RAID via software (e o sata.i que suporta controladoras RAID SATA).
Se as partições RAID já estão inicializadas, não precisa fazer absolutamente nada e basta instalar o slackware normalmente. Caso contrário, é necessário inicializá-las manualmente que é o que fazemos nesse artigo.
2. Criando as partições RAID
Mas, esse suporte está levemente escondido. A primeira coisa a fazer é, durante o particionamento com o fdisk, trocar as partições de "Linux native" para partições do tipo "Linux raid autodetect". Para isso, basta trocá-las de 83 para tipo fd. Como no exemplo:
Command (m for help): t
Partition number (1-10): 1
Hex code (type L to list codes): fd
Changed system type of partition 1 to fd (Linux raid autodetect)
Faça isso em todas as partições e em todos os discos que participarão do seu RAID. Lembre-se de fazer partições do mesmo tamanho em todos os discos. A ordem não precisa ser a mesma, mas o tamanho sim.
3. O /etc/raidtab
Agora vem a parte mais complicada. O disco de boot não vem com o mdadm (ferramenta para administração do RAID) e sim com o raidtools, que necessita de um /etc/raidtab pronto e configurado para trabalhar corretamente. A solução é: fazer um raidtab, siga o exemplo:
raiddev /dev/md0
raid-level 1
nr-raid-disks 2
nr-spare-disks 0
persistent-superblock 1
chunk-size 32
device /dev/sda2
raid-disk 1
device /dev/sdb2
failed-disk 0
Com isso nós configuramos o dispositivo RAID /dev/md0, usando RAID nível 1, com dois discos: o /dev/sda2 e o /dev/sdb2. Se houverem mais discos envolvidos, basta alterar o parâmetro nr-raid-disks e incluí-los logo abaixo. Se houverem mais partições RAID, basta duplicar essas configurações para o /dev/md1, /dev/md2, etc... (e, obviamente, trocar as partições envolvidas).
3. Os finalmentes...
Com tudo isso feito, basta agora:
# mkraid /dev/md0
Para inicializar o device e, logo em seguida, entrar no "setup" para continuar a instalação. Caso o mdadm esteja presente no disco de boot, o comando para fazer a mesma coisa (e sem precisar criar um /etc/raidtab) seria:
# mdadm --create /dev/md0 -l 1 -c 32 -n 2 -x 0 /dev/sd[ab]2
O que facilita bastante as coisas -;) Bom, enquanto esse tempo não vem, vamos continuar nos divertindo com o raidtools e instalando o slackware em quantos servidores parrudos houverem disponíveis. Quaisquer dúvidas, críticas ou sugestões, mande e-mail para piterpk@terra.com.br.
|