Piter Punk's HomePage - palestras
 

De uns tempos para cá tenho dado várias palestras... ou melhor, várias vezes as mesmas palestras -;). Se você quiser ver alguma delas, estão todas disponíveis aqui.

Normalmente estou bem disposto à dar palestras (me diverte), e não estou limitado à estes assuntos -;) Convites, sugestões e correções podem ser mandados para piterpk@terra.com.br

Só para lembrar, eu trabalho durante o dia e estudo à noite, então nem sempre consigo permissão para viajar e dar palestras... mas a gente sempre faz um esforço.

Linux no Mundo Real

Uma palestra que descreve o Linux e várias utilidades para ele. Uma boa palestra para iniciantes e curiosos em geral. Nela estão listados vários estudos de caso, o que ajuda à compreensão.

Arquivo no formato MagicPoint está disponível aqui ou aqui em formato HTML, se você preferir. Esta palestra foi ministrada pela primeira vez em Cerquilho e depois na USP de São Carlos.

Totalmente reformulada e agora no formato do OpenOffice, essa palestra foi apresentada na FATEC - Jundiaí e no CEFET-Jataí. Você pode pegá-la no formato do OO aqui ou assistir em flash aqui.

Apresentando o Slackware Linux

Descreve o Slackware Linux, na minha opinião a melhor distro de todos os tempos. Mostra um pouco da organização, gerenciamento de pacotes, ferramentas de configuração, etc...

Esta palestra foi dada no I Encontro de Usuários Slackware e LinuxChix-BR e pode ser baixada aqui. Se você não tiver o OpenOffice e quiser ver a palestra, ela está disponível no formato flash bem aqui.

Mais recente e (acredito) mais completa é a dobradinha de palestras "História e Características do Slackware Linux" e "Aprofundando-se no Slackware Linux". Estão disponíveis nessa mesma página -;)

Cluster de Alta-Disponibilidade - o show não pode parar

Palestra descritiva sobre como funciona um cluster de HA, uma breve explicação sobre clusters de maneira geral e uma descrição mais detalhada do que é Alta-Disponibilidade e como conseguir implementá-la.

A primeira vez que dei esta palestra foi na UFLA (Universidade Federal de Lavras), os slides podem ser baixados aqui. Novamente, clique aqui se quiser ver a palestra no formato flash.

Por que deu Errado?

Baseada no artigo Por que deu errado?, essa palestra mostra os principais erros na implementação/migração do Linux e como evitá-los. Foi ministrada no I CONISLI (Congresso Internacional de Software Livre), e está disponível tanto no formato do OpenOffice como em flash.

Resolvendo Problemas

Uma das principais dificuldades do usuário/administrador é por onde começar a procurar quando algo acontece de errado. A idéia dessa palestra é oferecer um pequeno tutorial dos problemas mais comuns, suas soluções e como conseguir identificá-los. Afinal, o primeiro passo para se resolver um problema é descobrir qual é. A palestra se encontra tanto no formato do OpenOffice como em flash.

Linux - A primeira impressão é a que fica

Apresentada pela primeira vez na FATEC-Jundiaí essa palestra disseca como funciona o sistema de impressão do Linux (para falar a verdade dos Unix em geral). Depois de uma boa parte de teoria, indicando quais as partes que compõem o sistema e as suas funcionalidades, são apresentados alguns exemplos utilizando o LPRng. Essa palestra está disponibilizada no formato do OpenOffice e em flash.

slackpkg - o desenvolvimento de uma ferramenta livre

Muita gente quer conhecer sobre como são feitas algumas ferramentas livres, por isso resolvi apresentar um caso que conheço, o do slackpkg. Nessa apresentação mostramos a história, principais features e os motivos por trás de várias decisões de projeto. Foi apresentada pela primeira vez em Belém do Pará no Fórum Paraense do Software Livre e está disponível tanto no formato do OpenOffice quanto em flash.

História e Características do Slackware Linux

Toda a história do slackware linux, desde seu lançamento até o release do 10.1. Uma apresentação bem interessante para quem quer conhecer o slackware linux, está disponível tanto no formato do OpenOffice quanto em flash.

Foi apresentada no Fórum Paraense de Software Livre em 2005, no mesmo fórum também apresentamos a palestra "Aprofundando-se no Slackware Linux", que complementa esta.

Aprofundando-se no Slackware Linux

Apresentada durante o Fórum Paraense de Software Livre, essa palestra mostra os detalhes do slackware e dura mais de duas horas, com direito a explicar a inicialização, todas as ferramentas de configuração, o sistema de pacotes e vários etc -;). Para quem sentiu o "gosto" do slackware e quer saber mais -;). Disponível no formato do OpenOffice e em flash.


Links Principal Artigos Piter Punk Dicas Programas
 
Powered by Slackware Linux - Written in VIm (the best one!) Last Update: 16 Aug 2005